Teorias da conduta e teorias da culpabilidade – prof. Gabriel Habib

Direito Penal

Sim, eu sou obrigado a concordar que estudar algumas teorias do direito penal é um saco, mas já sabemos a regra do jogo e abrir mão de tal assunto é abrir mão das aprovações tão sonhadas.

Atualmente gosto de estudar todas as macros teorias da Criminologia e percebi que a principal barreira para estudar teorias de outras matérias é a fonte utilizada. Partindo de tal pressuposto, vou compartilhar alguns achados “quase de domínio público” que são úteis e vão esclarecer dois assuntos extremamente importantes no estudo teórico do direito penal: teorias da conduta e teorias da culpabilidade.

Veja primeiro a aula de teoria da conduta, e em seguida veja a aula de teoria da culpabilidade, ambas do professor Gabriel Habib, ao meu ver um dos melhores professores do Brasil. Os assuntos são complementares e você vai entender isso quando terminar de assistir o segundo vídeo.

Teoria da conduta:

 

Teoria da culpabilidade:

 

Baixe o meu resumo de direito penal, se quiser uma síntese escrita dos vídeos, mas não deixe de assistir, são pouco mais de 2h que esclarecerão muitas coisas.

No mais, fica aqui a indicação de ótimas aulas, e essa publicação vai facilitar todas as vezes que eu for indicar boas fontes para estudar direito penal.

Artigo anteriorApolo e Dafne
Próximo artigoQuem ganha?
Ayslan Alves
Bacharel em Direito pela Universidade Tiradentes, Especialista em Direito Público, Especialista em Direito Constitucional Aplicado, Especialista em Direito Penal e Processual Penal e Pós-graduando em Tribunal do Júri e Execução Criminal. Atuante na área de Segurança Pública desde 2014, com diversos cursos pela SENASP (Análise Criminal, Crimes Cibernéticos, CIAI, COI, Gerenciamento de Crises, Identificação de Armas de Fogo, Investigação Criminal, Mediação de Conflitos, entre outros).