Eu nunca sonhei em fazer parte da PM, mas também nunca achei que era uma instituição menos digna que qualquer outra. Na verdade, eu não me via com afinidade para o trabalho ostensivo, e particularmente sempre comentei que corriam muito risco para pouco $$$, visão mercenária, ou apenas sensata.
Fazendo uma analogia simplória, a PM é o primo chato que você vê todos os dias e vive brigando, mas é quem tá por perto na hora que você precisa de ajuda.
A PRF, PC e PF são os primos que moram longe, você raramente tem contato. O lado bom é que tem menos brigas, mas vai demorar um pouco pra chegar quando você precisar, tá mais distante.
O ponto é que são todos da mesma família, mas cada um com uma competência diferente, com prós e contras.
A PM sofre um pouco mais porque lida diretamente com o cidadão.
Quem vai desligar seu som quando você tá com a cara cheia de cachaça se achando o dono do mundo?
Quem vai separar a briga da sua família completamente desestruturada?
Quem vai separar a briga de vizinhos bestiais que esqueceram que existe diálogo?
Quem vai conduzir você quando enche o rabo de álcool e sai pela cidade dirigindo e fazendo merda?
Quem precisa usar de força porque você acha que é um ser especial e não pode ser conduzido até a delegacia?
As diferenças entre a PM, PF, PRF, GM, PP estão nas competências legais de cada, em alguns pequenos detalhes, e só! O ser humano é idiota, é corrupto, é arrogante, mal educado e carrega diversos outros defeitos. Não ache que a farda corrompe ou purifica a alma de um homem.
Se de um lado há um policial atuando em uma ocorrência, do outro lado está você que gerou a ocorrência. E o que é pior: o remédio pouco eficiente ou a doença?