Mens sana in corpore sano

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Compartilhe:

Décimo Júnio Juvenal foi um poeta e retórico romano, autor de sátiras que inspiraram diversos autores e são fontes de várias máximas filosóficas.

Na Sátira X, quando questionado a respeito do que as pessoas deveriam desejar na vida real, o poeta respondeu:

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.

Que a mente seja sã num corpo são

Mens sana in corpore sano traduzido livremente para “Que a mente seja sã num corpo são” busca ensinar que uma mente saudável só pode existir em um corpo saudável. Isso enfatiza a importância da conexão entre o corpo e a mente, que são interdependentes.

Essa ideia remonta à antiguidade grega, onde os filósofos enfatizavam a importância da prática de exercícios físicos e de uma dieta saudável para a saúde mental. Por exemplo, Hipócrates, o pai da medicina, afirmava que “caminhar é a melhor medicina para o homem”.

Hoje em dia, a conexão entre corpo e mente ainda é reconhecida como importante para a saúde geral. A prática de exercícios físicos regulares, a alimentação saudável e o descanso adequado são amplamente recomendadas por profissionais de saúde para prevenir doenças físicas e mentais. Além disso, praticar meditação, terapia e evitar o estresse excessivo, são importantes ferramentas cada vez mais reconhecidas para melhorar a saúde mental.

Busque o equilíbrio

Meio termo, ou equilíbrio. A ideia de que o elo mais fraco vai romper primeiro permanece válida e universal o suficiente para que essa analogia seja entendida no contexto mente e corpo. Se o seu corpo é fraco, você sucumbirá perante o cansaço, a fraqueza e doenças físicas, ainda que sua mente esteja preparada; se o seu corpo é forte, mas sua mente é fraca, você cairá no precipício da loucura, depressão, ansiedade e dezenas de infortúnios que podem afetar sua mente. Treine e cuide do corpo e da mente de forma equilibrada.

Talvez em outro momento eu escreva algo a respeito do restante da resposta de Juneval. Por enquanto o “mens sana in corpore sano” é suficiente.

ANÚNCIOS

Leia Mais: